HISTÓRICO


Do balcão para a estrada

Como Etelvino Gral e seus filhos descobriram a vocação para o transporte

A busca por uma vida melhor

A história da Transportes Gral Ltda iniciou no ano de 1966, quando Luis Gral migrou da cidade gaúcha de Marau para Santa Catarina, mais precisamente em Linha Barra do Gavião, Caxambu do Sul. Com esposa e sete filhos, Luis comprou uma pequena propriedade onde a família começou uma nova vida. Em solo catarinense, tiveram mais quatro filhos. Dos onze filhos, seis homens e cinco mulheres.

Serviço militar e casamento

Aos 18 anos Etelvino, o quarto filho de Luís Gral, mesmo estando noivo de Constantina Cassol, saiu de casa para prestar serviço militar, em Palmas, no Paraná. Depois de um ano e meio o rapaz retornou a Santa Catarina e, em 15 de janeiro de 1966, casou-se com Constantina. Tiveram seis filhos: Lenoir, Airton, Gerson e Joares, Magali e Juliana.

Pedacinho de chão

Quando casou, Etelvino ganhou um pedaço de terra do pai para iniciar sua vida de casado. Na área, porém, era possível apenas trabalhar com lavoura. Então, vendeu a terra e comprou outra nas proximidades. Ali, construiu uma residência simples para a família morar e trabalhar com um pequeno comércio. Na negociação, ficou devendo praticamente 75% do valor do novo imóvel, quitado com seu trabalho nos anos seguintes.

Casa de dois andares

A vida foi melhorando e, passados alguns anos, Etelvino construiu uma nova residência, desta vez com dois andares. O comércio foi estabelecido no andar térreo e a família residia na parte superior da casa.

Seguindo sozinho

O comércio era conduzido em sociedade com dois de seus irmãos: Antônio e Carlos. A sociedade durou oito anos, quando Antônio e Carlos se desligaram e venderam suas partes para Etelvino. Com o apoio da esposa e dos filhos, deu prosseguimento ao comércio que prosperava.

Ampliando os negócios

Como era de costume, no comércio de interior vendia-se de tudo. Etelvino passou também a comprar e revender produtos dos colonos: feijão, milho e soja, bem como animais, como suínos.

O primeiro caminhão

Para desenvolver seus negócios com os colonos, Etelvino adquiriu seu primeiro caminhão, para o transporte da produção. O filho Airton, com apenas 14 anos na época, dirigia o veículo. O outro braço direito de Etelvino era o filho mais velho Lenoir, que auxiliava no estabelecimento. Os demais filhos eram pequenos e ainda não podiam ajudar.

Indo mais longe

O comércio continuou a crescer e surgiu a necessidade de adquirir o segundo caminhão, para negociar mercadorias na cidade de Chapecó, distante 41 quilômetros de Caxambu do Sul.

Mudança de Rumo - 1985

Porém, alguns anos depois, Etelvino começou a enfrentar problemas em seu comércio com o surgimento de muitos concorrentes, atrasos dos clientes nos pagamentos em sua loja e o cansaço da exaustiva rotina. Por 18 anos seguidos, Etelvino trabalhou de domingo a domingo, sem qualquer folga ou descanso, auxiliado apenas pela esposa e os dois filhos mais velhos.

Começou, então, a nascer a vontade de seguir novos caminhos. A mudança de ramo foi concretizada no ano de 1985. Etelvino comprou três caminhões truck usados, já fichados na Sadia em Chapecó, e começou a trabalhar na empresa. A nova função deu certo, os anos se passaram e Etelvino foi adquirindo mais caminhões trucks, todos com o objetivo de prestar serviços para a Sadia.

A primeira frota de caminhões

No ano de 1986, quando a família mudou a residência para Chapecó. No bairro Jardim América, Etelvino, a esposa e os filhos, fixaram residência e instalaram a empresa de transportes.
A família Gral, desde então, fazia transportes de cargas pelo Brasil. A maior parte dos caminhões estavam fichados na Sadia. Com os outros caminhões, eram feitos diversos transportes. Eram onze caminhões truck e uma carreta.

Conquistando horizontes estrangeiros

Em 1994, a Transportes Gral obteve a permissão (permisso em espanhol) para o transporte internacional Brasil – Argentina. Para atender a demanda, foi necessário aumentar a frota. A empresa já havia se desfeito dos caminhões truck e atuava com diversas carretas, todas devidamente equipadas conforme as exigências legais, previstas no permisso.
O início no transporte internacional foi particularmente difícil. Ao passo que ingressava em um mercado novo e abrangente, a empresa ainda estava instalada nas antigas dependências. Estas, estavam pequenas e, de certa forma, precárias para realizar a manutenção dos caminhões.
frota
frota

Mudança de endereço

O crescimento da frota exigia uma nova sede, maior e com melhores condições para atender, principalmente, a manutenção dos caminhões. Em 1995 concretizou-se a mudança para o novo endereço, onde a empresa permanece até hoje.
O endereço, na Rua São Pedro, 2850-E, Bairro Engenho Braun, Chapecó SC, foi ampliado posteriormente com a compra e incorporação de dois terrenos vizinhos.
frota

Transportar com qualidade e segurança

Hoje, a Transportes Gral está consolidada no segmento de transporte internacional de cargas. Possui uma frota de carretas frigoríficas, equipadas com os mecanismos exigidos pelas normas de segurança e pelos clientes. Desta forma, transporta de forma segura e eficiente.

Cliente, a alma do negócio

A carteira de clientes é ampla e fidelizada, abrangendo os mais variados segmentos do mercado. Para atender seus clientes, a Transportes Gral cumpre uma série de exigências e normas. Isso conduz a uma evolução permanente na prestação dos serviços de transporte.

frota

Cuidado com os seus colaboradores

São os motoristas que levam o nome "Transportes Gral" Brasil e Mercosul afora. E são eles também que conduzem o significativo patrimônio dos clientes. Por isso, a empresa treina constantemente seus mestres da boleia para atender a sua função principal, que é de bem entregar as mercadorias contratadas no frete, além de reduzir os riscos de acidentes. Essa entrega deve sempre ser em tempo hábil e sob boas condições.

Nasceu pequena e prosperou

Do primeiro caminhão até os dias de hoje, Etelvino se mantém no comando da Transportes Gral.

A empresa cresceu e do esforço e trabalho incansável do migrante gaúcho formou-se uma empresa com um amplo quadro de colaboradores, a maioria motoristas.

É inspirada no jeito simples do Etelvino, com trabalho e seriedade, que a Transportes Gral imprime, dia após dia, sua marca no mercado.
Transportes Gral Facebook

55 (49) 3319-5300

Avenida São Pedro 2850E - Engenho Braun, Chapecó - SC, 89.809-440
Desenvolvido por BRSIS