Institucional

Histórico


     Para falar e descrever o histórico da empresa Transportes Gral Ltda, precisamos voltar no tempo, aliás, voltar muito no tempo. Mais precisamente ao ano de 1946, quando o senhor Luis Gral veio da cidade de Marau (RS) trazendo consigo toda sua família, composta de esposa mais sete filhos, para morar em Linha Barra do Gavião, no interior do município de Caxambu do Sul (SC).

     Na localidade comprou uma pequena propriedade, onde se estabeleceu então com sua família e recomeçou uma nova vida. Com o passar dos anos, tiveram mais quatro filhos. Desse total de onze filhos, seis eram homens e cinco mulheres.

     O quarto filho foi o senhor Etelvino Gral, que, já noivo da senhora Constantina Cassol, aos dezoito anos foi prestar o serviço militar obrigatório, na cidade de Palmas (PR), retornando um ano e meio depois, para dar seqüência a sua vida ainda na localidade de Barra do Gavião.

     Retornando do serviço militar, casou-se com a senhora Constantina Cassol em 15.01.1966, com a qual teve seis filhos, sendo quatro homens, Lenoir, Airton, Gerson e Joares e duas mulheres, Magali e Juliana.

     Nessa época, ganhou um pedaço de terra de seu pai, onde começou sua nova vida com sua esposa. Logo em seguida, vendeu essa propriedade onde apenas trabalhava com lavoura e comprou uma outra área de terra próxima. Ali construiu uma residência simples, onde morava e também explorava um pequeno comércio em geral. Nessa negociação, ficou devendo cerca de 75% do valor do novo imóvel, que foi quitando com seu trabalho com o passar dos anos seguintes. Passados alguns anos, construiu uma nova residência, agora de dois pisos, em frente a antiga residência, sendo que o andar térreo ficou para o comércio e o superior para sua residência e de sua família.

     Nesse comércio ele tinha sociedade com dois de seus irmãos, Antonio e Carlos. Essa sociedade durou oito anos, quando então os mesmos se desligaram e venderam suas partes para o senhor Etelvino, que passou a tocar o negócio sozinho, com apoio de sua família, que começava a crescer. Nesse comércio, vendia-se de tudo um pouco, como era praxe dos comércios de interior. Com o passar dos anos, passou também a comprar e revender produtos dos próprios colonos, como feijão, milho e soja e também animais, como suínos.

     Nessa época, por força do comércio que mantinha com os colonos, teve que adquirir um caminhão para o transporte desses produtos, o qual era guiado por um de seus filhos, Airton, que tinha apenas 14 anos. O filho mais velho, Lenoir, desde o começo ajudou no estabelecimento, sendo que os demais filhos eram ainda menores e não podiam ajudar.

     Esse comércio foi crescendo e com isso houve a necessidade de se adquirir mais um caminhão para o transporte das mercadorias que negociadas via de regra no município de Chapecó (SC).

     Porém, com o passar dos anos, começaram a surgir e aumentar os problemas envolvendo o comércio, em especial a concorrência que era relativamente grande na região, atrasos de pagamentos de seus clientes em sua loja, além de que ele mesmo já estava começando a cansar da rotina extremamente puxada, uma vez que ficou por cerca de 18 anos trabalhando de domingo a domingo sem qualquer folga ou descanso, sendo auxiliado apenas por sua esposa e dois de seus filhos, já que os outros eram crianças.

     Assim começou a surgir a idéia e a vontade de mudar de local e de ramo. Então, no ano de 1986 comprou 03 caminhões truck usados, que já eram fichados na Sadia de Chapecó (SC) e continuaram trabalhando nessa empresa. Com o passar dos anos foi adquirindo mais caminhões truck, todos fichados na Sadia de Chapecó (SC), sendo que no ano de 1986 quando vieram morar em Chapecó (SC) já possuíam 11 desses caminhões.

     Então, em 1986 vieram residir em Chapecó (SC), mais precisamente no Bairro Jardim América, onde fixaram residência e instalaram a empresa, que já nessa época era apenas de transporte, visto que o comércio foi vendido quando da ocasião da mudança. Atuava no transporte de cargas nacional, sendo ainda uma parte fichada na Sadia e outra já com transportes diversos. Contava, nessa época, com onze caminhões truck e somente uma carreta.

     No ano de 1994 obtiveram o permisso para transporte internacional para a Argentina, quando então começaram a aumentar a frota a fim de atender a demanda existente no mercado. Já haviam se desfeito dos caminhões truck e possuíam diversas carretas, todas devidamente equipadas conforme as exigências legais previstas no permisso.

     Esse começo foi particularmente difícil, pois ao mesmo tempo em que ingressavam em um mercado novo e bem mais abrangente que é o transporte internacional, por outro lado ainda estavam instalados nas antigas dependências da empresa, as quais eram pequenas e de certa forma já precárias para atender o volume de caminhões que ali faziam toda sua manutenção.

     A frota foi crescendo e com isso tornou-se necessária a mudança para uma nova sede, maior e com mais condições de trabalho no que diz respeito principalmente às manutenções dos veículos. Assim sendo, em 1998 mudaram-se para o atual endereço, na Rua São Pedro, 2850-E, Bairro Engenho Braun, município de Chapecó (SC), que hoje possui uma área até um pouco maior do que quando se mudaram para ela, já que houve a incorporação de dois terrenos vizinhos.

     Após a mudança, novos permissos foram sendo obtidos para o Uruguay 1996, Chile 1999 e por fim o Paraguai 2005, aumentando consideravelmente a abrangência de atuação da empresa, que passou a consolidar-se definitivamente no transporte internacional de cargas e, por conseguinte necessitou renovar e aumentar consideravelmente sua frota, já que o nível de exigência do mercado passou a ser bem maior. A Argentina é o país com maior volume de transporte na área de abrangência da empresa, seguido por Chile, Uruguai e por fim Paraguai, cujo permisso foi obtido recentemente.

     Hoje a Transportes Gral Ltda está consolidada no segmento de transporte internacional de cargas, possuindo uma frota de carretas frigoríficas, equipadas com mecanismos de segurança exigidos pelas normas de segurança e pelos clientes, oferecendo assim um transporte seguro e eficiente a todos os seus clientes.

     Sua carteira de clientes é ampla e fidelizada, abrangendo os mais variados segmentos de mercado. Referidas empresas, em sua grande maioria, colocam uma série de exigências e normas para contratar com o transportador, razão pela qual a Transportes Gral Ltda tem a preocupação permanente em melhorar e manter de maneira eficiente o seu processo como um todo.

     Além da frota sempre renovada, os motoristas também são uma preocupação constante da empresa, já que estão conduzindo um patrimônio significativo sob sua responsabilidade e tem a função principal de bem entregar as mercadorias contratadas no frete. Essa entrega deve sempre ser em tempo hábil e sob boas condições. Para tanto a empresa está permanentemente preocupada em qualificar e treinar esses profissionais, visando com isso aumentar a eficiência e diminuir os riscos de acidentes.

     Hoje a empresa conta com um quadro amplo de colaboradores, sendo a grande maioria motoristas. Os sócios são responsáveis por departamentos gerenciais da empresa, ficando na figura do senhor Etelvino o comando geral da empresa.

temp

Primeira moradia do Sr. Etelvino e família no interior.

temp

Primeira moradia do Sr. Etelvino e família no interior.

temp

Um dos primeiros veículos adquiridos. Na foto aparece dois filhos do Sr. Etelvino (Lenoir (sentado com calça marron logo na frente e Airton em pé com camisa branca e calça azul).

temp

Antigos veículos, ainda fora de padrão.

temp

Antigos veículos, ainda fora de padrão.

temp

Foto da antiga oficina na primeira sede da Transportes Gral.

temp

Foto da sede mais recente.

  • Destaque do Mês
  • Destaque do Mês
  • Destaque do Mês
  • Destaque do Mês
  • Destaque do Mês
  • Destaque do Mês
  • Destaque do Mês